Engraçado como alguns temas voltam com grande regularidade aos jornais. A “novidade” da semana é a questão do aborto.
Para quem não acompanha os jornais (sortudos!), um breve resumo:
Uma menina de nove anos foi violentada pelo padrasto e engravidou; a menina foi então encaminhada ao hospital da cidade onde foi feito o aborto, conforme a lei brasileira permite.
Até esse ponto, qual a novidade? Nenhuma, pois isso ocorre diariamente em qualquer lugar, em qualquer país, o que muda é se o procedimento é feito de forma legal ou não, e nesse caso especifico, a diferença foi a grande repercussão que o caso ganhou na imprensa (que adora uma história macabra).
Mas eis que aparecem os conservadores...
No caso, representados pelo arcebispo de Olinda e Recife, que foi categoricamente contrário ao aborto e após a consumação do mesmo, excomungou a mãe da menina (que autorizou o procedimento) e toda a equipe médica. (o padrasto??? Esse ele não excomungou)
Uau! Quando se trata de mostrar o lado mais hipócrita da sociedade, as igrejas nunca falham. Graças a deus que a inquisição é coisa do passado, não é seu padre?
Não se trata nem de discutir a legalização do aborto ou não, tema que abordarei no futuro, trata-se de algo previsto e permitido pela constituição brasileira: aborto em caso de estupro, má formação fetal ou risco a mulher é permitido por lei. E estamos falando de uma menina de 9 anos!!!
Creio que Marcelo Nova poderia fazer uma visita a esse arcebispo e cantar:
“(...)Você só tem que confessar
Pedir a Deus pra perdoar
Não tento atos de heroísmo
Mea culpa
Mea culpa
Mão fechada do catolicismo(...)”
letra completa (clique aqui)
ps. na igreja católica também tem muita coisa boa, vide CEBs, Teologia da Libertação, Leonardo Boff, Frei Beto etc