20 de maio de 2009

Deu uma saudade...


Praia do Campeche (Floripa - SC)

É uma praia de mar grosso, ondas fortes e bravias, em oceano aberto e tendo a sua frente, quebrando, em parte, a força das ondas uma pequena ilha também denominada Campeche.

Foi sempre temida e considerada muito perigosa, para alguns, não é uma praia aconselhada para banho de mar, conselho que eu teimava em não aceitar.

Suas águas contém forte salinidade, e são frias durante todo o ano. Quando fecho os olhos ainda posso sentir o gosto salgado na boca.


A areia possui textura fina e alva, tendo formação de dunas, as quais apresentam pequenos córregos, dando origem a pequenas lagoas.

Em alguns trechos a praia possui quase 150 metros de areia, o que garante um visual ainda próximo do selvagem, sem grandes Hoteis ou edifícos estragando a paisagem.

O Geógrafo Milton Santos, ao estudar o papel das formas geográficas na difusão do capitalismo, dizia que não podemos ver as formas como desprovidas da força de criar ou determinar relacionamentos. Pois bem, creio que as formas geográficas presentes no Campeche, suas paisagens, seu povo, sua cultura, influenciaram muito a minha personalidade, a pessoa que eu me tornei depois de 6 anos vivendo nesse local.

Nada mais justo do que uma homenagem a um lugar tão importante.