Sábado dia 19/06, cerca de 30 ou 40 pessoas “desfilaram” pela principal rua do centro de Piracicaba. Pelo que consegui ouvir do caminhão de som (pois ele se preocupava mais em divulgar as secretarias e políticos que apoiavam o ato), tratava-se de uma “Caminhada pela vida” em combate ao uso abusivo de álcool e outras drogas.
A caminhada foi escoltada pela polícia em todo o percurso, onde parece não ter despertado grande interesse da população.
Sem querer desmerecer a iniciativa dos poucos participantes, considero totalmente sem eficiência prática esse tipo de movimento, especialmente quando os eventos apoiados pelos mesmos políticos são regados com bebidas alcoólicas e recebem, inclusive, patrocínio de grandes cervejarias.
O combate ao consumo de bebidas alcoólicas e as drogas passa pela educação de nossas crianças e adolescentes, tarefa de responsabilidade das famílias e da escola. Entretanto, quando professores e funcionários da educação se juntam em uma “caminhada” por melhores condições de trabalho, a polícia é enviada com objetivos bastante distintos e os participantes são logo taxados pelos mesmos políticos de “baderneiros” ou “vagabundos”.