2 de fevereiro de 2009

Os conservadores deles são muito melhores que os nossos

Recentemente tenho “devorado” tudo que encontro na Internet em relação aos Fóruns Mundiais, tanto o Social em Belém-PA quanto o econômico em Davos. É curioso como o Fórum Social vem crescendo ano a ano, apesar de ignorado pela imprensa, e o Fórum Econômico teve que admitir em seus debates temas tão diferentes daqueles que eram discutidos nos anos 90.


Infelizmente boa parte da nossa elite intelectual não percebe as mudanças que vem ocorrendo, passam mais tempo reclamando do que da certo (apesar deles) do que buscando entender os reais motivos dos grandes problemas da sociedade.


A cada dia o mundo narrado pelos grandes jornais me parece mais distante do mundo real. Não é de se estranhar que tantos grupos de comunicação tenham sido atingidos em cheio pela crise e estejam com problemas financeiros. Vejamos um exemplo:


Apesar da mídia brasileira abraçar o discurso do “deus-mercado” e condenar a qualquer coisa que possa parecer estatal, pública, ou intervencionista, a crítica e a revisão das idéias liberais ganham força em todo o mundo, e não são feitas apenas por comunistas, ou aqueles que não perceberam que o Muro de Berlim caiu, mas também pelos próprios defensores desse pensamento. Que liberal não enaltece as práticas de Margareth Thatcher e do partido conservador inglês? Pois bem, leiam o discurso do líder desse mesmo partido em Davos (clique aqui), do qual destaco apenas uma parte para ilustrar:


“It’s time to assert a fundamental truth: that markets are a means to an end, not an end in themselves. Markets are there to serve our society, not to suck the joy out of it or trample over its values. So we must shape capitalism to suit the needs of society; not shape society to suit the needs of capitalism.”


Você leu algum comentário sobre isso em algum jornal brasileiro? E sobre a discussão, em Davos, entre o primeiro-ministro turco e o presidente israelense? Pois é...



Ps. Ainda não é hora de entrar no debate sobre a questão palestina, na hora certa, tocarei no assunto com todo o cuidado que ele merece.